Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2004

Palhaço histórico

Um dos maiores pacifistas da história. Um exemplo de humildade e abnegação. Um mártir dos direitos humanos. Não importa. Nasceu homem, é palhaço. Estou falando de Gandhi. Sim, senhoras e senhores, o homem que libertou a índia do jugo colonialista da Inglaterra, o Mahatma (Grande Alma), aquela figura raquítica, de óclinhos, cabeça raspada, que usava apenas um pano sobre o corpo, andava descalço e fazia curativos nos pés dos leprosos, entre quatro paredes não passava de um palhaço.

Que o diga Kasturbai, sua mulher. Segundo a revista História Viva (edição de novembro de 2003), assim que eles se casam, Gandhi quer "afirmar sua autoridade e a proíbe de brincar, ou qualquer outra liberdade, e a persegue com suas insaciáveis assiduidade sexuais".
Ela se sente sufocada e eles vivem brigando. As famílias os separam em intervalos recorrentes.

Quatro filhos depois, Gandhi faz voto de castidade. No seu entender, como a descendência já estava garantida, não precisaria mais dar no couro. Kasturbai, no entanto, não é consultada, mas apenas informada da decisão. Ele mesmo confessa que ela "não apresentou nenhuma objeção".

Em seguida ele ordena que ela o acompanhe em suas experiÊncias de vida comunal na África do Sul, e reserva para ela a tarefa de limpar as latrinas da fazenda Tólstoi. Pela primeira vez, ela se recusa a obedecer em nome de seu status social. Ele a repudia e ela acaba cedendo.

Imagina só, que beleza. Seu marido lhe informa que, a partir de agora, nada mais de sexo e que vocês vão viver numa comunidade alternativa e você terá que limpar as privadas do lugar. O que você faria?

Mas o pior vem a seguir:

Em 1943, os dois ficam retidos em Poona, no palácio de Agha Khan. Kasturbai adoece com bronquite aguda e, até o fim, seu marido déspota não permite o uso de penicilina. Em 22 de fevereiro de 1944, ela morre. Palavras do Gandhi: "Ela se apagou sobre meus joelhos. Poderia haver melhor morte?"

Depois da morte da mulher, ele obtém o consentimento de Manu, a sobrinha-neta que ele criou, para compartilhar sua cama e provar sua triunfante castidade!

Puta que o pariu, foi ou não foi um tremendo palhaço??

0 comentários: