Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

6 - Pailhaço Aspira

Demitido do picadeiro da minha mãe quando eu tinha uns 6 anos. Como bom aspirante a pai, o PAIlhaço cumpria todas as regrinhas, visitava aos finais de semana, levava pra viajar uma vez ao ano, etc. Como tava indo bem na carreira circense, em em poucos anos o artista já cobiçava o cargo de mágico e começava o truque do desaparecimento. O truque foi tão bem sucedido que meu irmão e eu, há muito tempo, esquecemos que um dia tivemos pai. O espetáculo atingiu tal nível que ele proibiu - SIM, respeitável público, PROIBIU! - ligássemos para ele, a menos que fosse caso de vida ou morte.

Como não gostamos de falar ao telefone com estranhos, não tínhamos problema nesse aspecto, mas eis que o MAIOR de todos os espetáculos começa. Nosso pailhaço, muito precavido, financiou a casa em que moramos até hoje eu e meu irmão, e que ele sabe muito bem ser próxima a uma favela aqui do Rio. Favela que foi invadida pela força de Pacificação, deflagrando uma guerra que virou notícia em REDE NACIONAL! Vamos aos atos do Espetáculo?

- Meu chefe me liberou cedo porque sabia onde eu morava;
- Minha mãe, que estava trabalhando e sem poder assistir TV, me ligou desesperada porque minhas TIAS tinham visto na TV e estavam morrendo de preocupação com a gente;
- Minha AMIGA me fez um interrogatório para saber como eu estava e só ficou tranquila porque "se eu estava respondendo e-mail, então eu estava viva";
- Meus AMIGOS de SÃO PAULO, ficaram me catando pela internet para ter certeza que eu estava bem;
- E o PaiLhaço?

Bem, meu respeitável público, minha dileta audiência, estou tão acostumada ao truque do desaparecimento que só percebi que o pailhaço não tinha dado a mínima pros filhos quando, na manhã do DIA SEGUINTE, ligaram aqui para casa procurando o palhação!

A raiva que senti foi de MIM mesma, essa empresária circense que vos fala e que se viu escrevendo um e-mail para o bruto informando-o sobre a ligação! Larguei o computador de lado e mandei um SMS (essa empresária ainda tem muito o que aprender) dizendo, com essas palavras e esse caps lock que "se ligaram atrás dele chamando-o pela PATENTE, e considerando a guerra que ocorreu DO LADO da minha casa, eu podia considerar caso de vida ou morte né?".

Eis que, depois de 12h - Sim! DOZE HORAS - recebemos um e-mail bem caloroso contendo as seguintes palavras (e SÓ essas palavras): "Como estão as coisas aí? Está dando pra sair na rua?"

Fim do Espetáculo!


Leitora A.P.

13 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi bem o que aconteceu. No começo ele cumpria os compromissos (visitava toda semana, levava pra viajar, etc). Então o que aconteceu que fez ele mudar de comportamento? Ele arranjou outra mulher? Brigou com sua mãe? E por que ele proibiu vocês de ligarem para ele? Deve ter havido alguma briga séria, não? Ou ele simplesmente é louco?

Dona Lô disse...

Pqp! Isso é triste!

Ellen disse...

Choquei com essa história!

Aninha disse...

PQP! difícil até de comentar! Boa sorte pra você e seu irmão!

A.P. disse...

Anônimo,
Fico com a última opção!
Pois não houveram brigas e a nova empresária dele já viajava com a gente bem antes do truque do desaparecimento começar!

Diante de tanto carinho e amor ... nós acreditamos que o "papel de bom pai" foi apenas conseqüência da determinação judicial no processo de demissão do picadeiro.

Bia disse...

Amiga, desculpe dizer, mas também estou achando esta história mal contada. Seu pai no começo cumpria as obrigações dele (talvez forçado pela justiça, mas enfim, ele cumpria). De repente ele muda e não quer mais ver vocês. Tá esquisito, concorda? Talvez ele e sua mãe brigaram e você não está sabendo. Não quero defender seu pai, afinal nem o conheço, mas já ouvi falar de casos de pais que se afastaram completamente dos filhos porque a mãe ficava atrapalhando o relacionamento deles (já ouviu falar de Alienação Parental? Acontece).

Sei lá, se eu fosse você, procuraria saber mais sobre o que aconteceu na sua família e ouvir não só a versão da sua mãe, mas também a do seu pai. Você nunca tentou se reaproximar dele? Pode ser que ele seja um babaca insensível mesmo, mas pode ser também que ele esteja apenas ressentido (por causa de brigas) e por isso fique distante. Vá saber. Enfim, só umas dicas para você pensar e refletir. Boa sorte!

Anônimo disse...

Curiosidade: você disse que ele proibiu você e seu irmão de ligarem para ele. Mas foi ele pessoalmente que disse isso para vocês? Ou foi sua mãe que disse que ele proibiu?

Olha, ninha mãe sempre me dizia que não ia visitar uma tia minha porque minha tia tinha brigado com ela e a tinha proibido de ir na casa dela. Recentemente encontrei-me por acaso com esse tia e resolvemos conversar. Minha tia diz que foi minha mãe quem parou de visitá-la, porque ela (minha tia) nunca proibiu visitas... Numa dessas, nem sei mais quem está falado a verdade, mas desconfio que as duas tem culpa no cartório. Será que no caso do seu pai e sua mãe não foi algo parecido?

Sei pai demorou para te responder, mas seu SMS também não foi muito cordial, não é? Se você quer voltar a ter contato com ele, tem que se aproximar de forma mais amigável. Se você chegar falando em tom duro, ele não vai responder mesmo...

Fex disse...

Eu sempre me surpreendo com o quão baixo as pessoas conseguem ir.

Normalmente as histórias do HTP são hilárias, mas estas dos pais estão de arrepiar os cabelos da nuca!

Por isso eu defendo: esterilização compulsória! Não passou nos testes psicológicos e socioeconômicos? Vasectomia e laqueadura!

E pega mais forte com os homens, porque estes, além de terem muito menos exemplares que passariam nos testes, aindam por cima têm maior condição de sair por aí espalhando a progênie.

A.P. disse...

Bia,

Entendo você (e os demais) acharem a história mal contada, mas eu tive de resumir para enviá-la, se contasse o contexto inteiro ninguém teria dúvidas e o HTP poderia escrever um novo livro só de pailhaçadas.

Mas não, não foi briga dos meus pais. Minha mãe NUNCA falou uma palavra contra o pailhaço, ao contrário, ela sempre incentivou o contato, tanto que ela achava absurdo o juíz determinar que dia tal e tal era dele, para ela ele podia ver a gente quando quisesse.

Eu não ouvi só a versão da minha mãe porque não houve versão da minha mãe. Eu VIVI tudo e tirei minhas próprias conclusões.

P/ deixar "menos mal explicado" meu irmão e eu ADORÁVAMOS nosso pai DEPOIS da demissão dele, justamente porque os 'passeios e a atenção' nunca existiram antes.

A.P. disse...

Anônimo,

Como acabei de comentar, minha mãe NUNCA disse nada contra o pailhaço, até hoje ela não diz!

Foi o próprio que, com todas as letras disse, "Nunca me liguem, a menos que seja caso de vida ou morte!"

Uma pailhaçada para acabar com qualquer dúvida: (aconteceu depois da proibição)

Meu celular toca, vejo que é o pailhaço, e a ligação cai no momento que atendo.
Retorno IMEDIATAMENTE! E o que eu ouço?
- Já não falei pra me ligar só em caso de vida ou morte?

Fim de mais um espetáculo!

A.P. disse...

P.S.: Anônimo, é verdade, meu SMS foi bem agressivo e só conhecendo bem o contexto pra saber que eu até fui boazinha. Mas pelo meu coment anterior acho que dará p/ ter uma idéia.

A.P. disse...

Fex,

Sabe o que mais me choca?
Escolhi esse espetáculo apenas por ter sido o último do pailhaço e porque fiquei irritada com a MINHA atitude.
Nem pensei que daria tanta repercrusão aqui nos coments.

E agora, lendo os comentários do pessoal, é que percebo o quão inacreditável isso pode soar para quem não tem idéia do que é ter um pailhaço como o meu.

Obrigada pela solidariedade pessoal!
E obrigada por questionarem minha história! Sério mesmo! Fico contente de saber que ainda existem famílias onde esse comportamento por parte de um pai (mesmo que pailhaço) é inacreditável.

Bia disse...

Oi A.P.

Cruzes, seu pai é complicado mesmo, não? Sabe o que parece? Que ele tem um grande complexo de inferioridade e por isso reage de forma agressiva. A pessoa que tem baixo auto-estima interpreta tudo como sendo 'rejeição' e por isso reage mal. O exemplo que você mencionou sobre o celular parece bem isso. ELE te ligou, mas você não atendeu porque não deu tempo. Ele deve ter pensado que você não atendeu porque não quis (ou seja, o rejeitou). Daí quando você ligou, ele já estava se sentindo rejeitado e te deu uma patada, dizendo para não ligar mais...

É doidice mesmo, não? Mas acho que a coisa é por aí. Seu pai deve ter complexo de inferioridade e medo de ser rejeitado. Talvez se você falar de modo mais calmo com ele, ele reaja melhor. Faz um experimento: em alguma data comemorativa (dia dos pais, natal, etc), manda um cartão virtual bem bonito para ele, desejando felicidades. Vamos ver como ele responde. Se ele responder bem, é sinal de que ainda há esperança e você só tem que lidar com ele com jeitinho. Mas se ele responder mal... daí não tem jeito, ele é doido mesmo, rsrsrs. Boa sorte!